POR ONDE COMEÇAR - PLANO CANADÁ

plano canadá Aug 12, 2017

Legal! Você está com a ideia de sair do Brasil e percebeu que o Canadá é uma boa opção. E Agora?

 

Eu tenho certeza que você deve estar cheio (a) de dúvidas sobre os processos de imigração, sobre a sua profissão no Canadá e qual o primeiro passo que deve dar não é?

Provavelmente. É por isso que eu resolvi escrever esse post.

Quando cheguei no Canadá em 2004 eu não sabia nada sobre os processos de imigração. Eu vim para estudar inglês e pensava em fazer college depois do curso. Se você me perguntasse na época sobre os processos de imigração, eu juro que não sabia das opções.

O meu foco estava em aprender bem o inglês e quem sabe conseguir entrar em uma faculdade (college) em um curso de 1 a 2 anos ou conseguir um emprego.

Esse era o meu plano. Nada mais. E eu imigrei.

Você pode achar que eu estava despreparado e cheguei aqui em saber muita coisa mas eu tinha a receita perfeita para um futuro imigrante:

Vontade (não é tão simples como você deve estar achando) + foco no Inglês+ planejamento financeiro

 

Na sequência desta receita, o próximo ingrediente (e mais importante dele em solo canadense): Emprego

 

Bom, vamos então (ainda nem comecei) entrar nos detalhes de cada ingrediente dessa receita do Plano Canadá!

Eu estou escrevendo esse texto imaginando que você está na minha frente agora e me perguntou: “Caio, por onde eu começo? o que devo fazer agora?”

 

Sugiro que assista depois a este bate-papo épico: COMO COMEÇAR DO ZERO SEU PLANO CANADÁ

Agora, vamos lá... vou listar por ordem de importância.

Nosso Planejamento precisa começar pela…

MENTALIDADE DO FUTURO IMIGRANTE

A primeira coisa que eu falaria para você não tem nada a ver com os termos técnicos de imigração, teste de inglês etc. Eu faria 3 perguntas chaves para você:

  • Quando você quer que isso aconteça?
  • Qual é o tamanho dessa vontade de vir para o Canadá?
  • Você está disposto a traçar uma estratégia de médio/longo prazo para fazer isso acontecer?

Se você quer realmente sair do Brasil e está decidido a entrar nesse processo sabendo que ele pode levar um tempo, ótimo! Essa é a mentalidade do futuro imigrante: fazer as coisas acontecerem e passar pelos obstáculos necessários que deve vir ao longo do caminho.

sucesso de um plano de imigração está totalmente ligado a estratégia que você utiliza e sua determinação durante o processo.

Vir para o Canadá estudar ou trabalhar e/ou imigrar não é fácil. Esteja ciente disso.

Agora a recompensa vai ser muito grande. Eu falo por experiência própria, vir pro Canadá foi a melhor decisão que tomei na minha vida.

Como eu disse no início desse texto, ter vontade de imigrar não é apenas falar “Eu quero sair do Brasil”. Essa vontade tem que ser algo mais profundo. Algo que mexe com você. Precisa ser um sentimento de que “Eu vou fazer o possível e o impossível”. Você tem que ser sincero com você mesmo.

É normal durante esse processo você perder um pouco da motivação. O que diferencia as pessoas que imigram das que desistem é que num momento de desmotivação, elas identificam isso, dão um “puxão de orelha” nelas mesmas e voltam a focar no plano.

Se você tem sucesso nessa etapa, suas chances são muito boas.Manter a motivação é a parte mais difícil do processo. Eu noto também que a maioria das pessoas não dá o devido valor para esse aspecto motivacional (muitas ficam excessivamente focadas em somente decorar as regras de imigração, avaliar custos, etc).
 
Por isso que eu sempre digo, na grande maioria dos casos, o sucesso desse seu plano depende exclusivamente de você (e não das regras de imigração ou de “como é a sua profissão no Canadá”).
 

Se você ler essa página inteira, você está demonstrando essa vontade. É um ótimo começo. Essa leitura é um teste para separar as pessoas que realmente tem essa vontade pela mudança das que vão desistir logo. Vamos agora para o segundo mais importante item na nossa lista…

DINHEIRO

Independentemente do seu plano de imigração, você vai precisar de dinheiro – uma boa quantia de dinheiro.

Muita gente “vira a cara” quando lê isso. Eu sei.

Eu estou aqui para dar meus melhores conselhos para você. Eu quero te ajudar e você precisa saber desse obstáculo desde agora.

Esse fator é o “favorito” das pessoas que desistem. A gente ouve com frequência: “Eu desisti do meu plano de ir para o Canadá porque preciso de um dinheiro que não tenho”. Ótima desculpa não?

 Na verdade não é dinheiro que falta para pessoa; é vontade! Vontade de correr atrás do dinheiro e economiza-lo.

Antes que você fique bravo(a) comigo e pense “Ah Caio, você fala isso porque está no Canadá. As coisas aqui no Brasil estão difíceis, é complicado conseguir mais dinheiro” primeiro você precisa conhecer a minha história e como eu fiz isso.

Quando eu decidi que queria vir para o Canadá, eu estava desempregado e sem dinheiro na minha conta. Eu fui atrás. Levou um tempo, mas como eu já disse nesse post, eu tinha vontade de fazer as coisas acontecerem.

Você vai precisar economizar dinheiro e se puder (eu sei que você consegue) pensar em alternativas para fazer mais dinheiro (e eu posso te ajudar nisso).

Confira os conteúdos que já gravamos sobre o “PLANO CANADÁ E VIDA NO CANADÁ”.

Vamos então para o próximo tópico de nossa lista…

IDIOMA

O Canadá é um país bilíngue! Isso quer dizer que aqui se fala o inglês e francês. Errado!

Na maior parte do Canadá se fala apenas inglês. Francês praticamente apenas na província de Quebec. Então se você está pensando em vir para cidades como Vancouver, Toronto, Calgary, Winnipeg, Ottawa, Edmonton; você precisa apenas do inglês.

Bom, tirando isso da frente, vamos ao que realmente importa sobre esse tema.

Você tem duas opções:

  1. Começar a estudar inglês HOJE por conta própria (ou um professor particular/escola de inglês). Existe muito material gratuito na internet e você pode começar a estudar inglês logo.
    Como eu já disse – e repito– depende da sua real vontade de fazer isso acontecer.
  2. Incluir no seu Plano Canadá alguns meses de curso de inglês para quando você chegar aqui.

A verdade é: O sucesso desse seu plano vai depender muito do idioma. Isso pode ser a diferença entre você imigrar ou ficar.

Bate-bola rápido sobre esse tema:

  • Dominar o idioma vai te dar melhores chances de emprego(importantíssimo uma vez que quanto maior a sua chance de conseguir emprego, melhor chance de imigração)
  • A maioria dos processos de imigração solicitam o teste do IELTS
  • Para entrar em um college (faculdade) você vai precisar de um bom nível de inglês (ou francês, caso sua opção seja Quebec).
  • Saber se comunicar bem no idioma vai te deixar mais confiante durante o processo (maior motivação)
  • Se você quiser, você aprende. Só depende de você.

Vamos agora conversar sobre um tópico campeão de audiência…

 

TRABALHO NO CANADÁ

Esse tema é tão amplo que pode se ramificar em diversas direções. Portanto eu vou tentar expor aquilo que você precisa saber agora, no início.

Vou começar com uma coisa muito importante que você deve saber desde agora: Uma oferta de emprego no Canadá pode aumentar em até 80% suas chances de imigração.

Portanto, quando se fala em imigração, o fator emprego é extremamente importante. Aumentar suas chances de uma oferta de trabalho (ou experiência de trabalho no Canadá) é a melhor maneira de imigrar.

Fui repetitivo? Sim, eu sei, mas é necessário. Isso precisa estar muito claro.

Agora você deve estar pensando “Ok Caio, entendi, mas como faço isso? O que você quer dizer com oferta de emprego? Como posso trabalhar no Canadá?”

 

Neste caso temos dois caminhos:

01 – Você conseguir uma oferta de emprego ainda estando no Brasil. Você basicamente vai entrar em contato com as empresas, tentar uma entrevista via Skype e torcer para que a empresa faça uma oferta ‘oficial’ (não vou entrar em termos técnicos agora) e você da entrada no processo de imigração (diversas opções).

Parece uma ideia muito boa, não é? Sim, mas a verdade é que isso é muito difícil acontecer (e você deve concordar comigo). Eu não diria que é impossível, afinal eu já vi acontecer algumas vezes mas foram casos bem específicos.

 

Conseguir com que uma empresa te contrate com você ainda estando no Brasil não é algo que vemos todos os dias.

Mas claro que não custa tentar e se eu fosse você, tentaria sim! Pelo menos será um bom treinamento. Só não fique frustrado (a) e desmotivado (a) se não der certo.

Agora, qual é a outra opção então?

 

02 – Você precisa estar no Canadá, de preferência com uma permissão de trabalho.

“Mas Caio, eu posso pedir uma autorização de trabalho daqui do Brasil?”

– Não (a não ser que você tenha uma empresa querendo te contratar).

A melhor forma de conseguir uma Permissão de Trabalho é fazendo um College (faculdade/universidade). Neste caso você poderá trabalhar durante o seu curso (na maioria dos casos) e assim que você se graduar poderá solicitar uma permissão que terá a duração de aproximadamente a mesma do seu curso.

Confira os conteúdos que já gravamos sobre “FACULDADE NO CANADÁ”.

Deixa eu ilustrar isso para ficar mais fácil:

Vamos supor que você venha fazer um college (estou colocando o termo “college” para você ir se acostumando) de 2 anos. Durante esses 2 anos, você poderá trabalhar meio-período. Após finalizar esse curso você poderá solicitar uma permissão de trabalho de pelo menos 2 anos.

 

Fazer um college no Canadá (cursos de 1 ou 2 anos, diploma, pós etc) vai te dar a oportunidade de Trabalhar. Trabalhando, suas chances de imigração serão bem maiores.

Deixa eu tentar ler sua mente:

  • “Mas Caio, eu já sou formado”:Faça uma pós ou se você quiser mudar de área, faça um curso de 1 a 2 anos nessa nova Área.
  • “Quanto custa fazer um college no Canadá?”: Varia muito mas trabalhe com a ideia de que vai custar em torno de 10 a 15 mil dólares por ano (você não precisa pagar de uma vez só).
  • “É caro e eu não tenho esse dinheiro”: Esse é um dos motivos que eu coloquei o planejamento financeiro no topo dessa página.

Foi devido à importância desse tema que eu criei um Guia Completo específico sobre o assunto em nossa Área VIP

Vamos agora voltar para o assunto TRABALHO pois ainda tenho algumas coisas para te contar….

No Canadá existem profissões regulamentadas e não regulamentadas. O que isso significa? Para poder trabalhar nas profissões regulamentadas você vai precisar obter a certificação da província.

Apenas para ter dar um exemplo agora, entre as profissões regulamentadas estão: áreas de saúde, direito, engenharia, contabilidade etc.

Já no caso de profissões não-regulamentadas, você pode trabalhar abertamente, sem precisar de um certificado específico da província.

Então, resumindo esse tema Trabalho, o que você precisa saber agora é:

  • Oportunidade/Oferta de Trabalho aumenta muito suas chances de imigrar
  • A forma mais fácil de obter uma permissão de Trabalho é através de uma faculdade
  • No Canadá existem profissões regulamentadas e não-regulamentadas

Preciso também deixar claro o seguinte:

  • O seu nível de inglês (ou francês) vai ser um fator determinante na hora de conseguir uma vaga;
  • Os moldes de currículo profissional são diferentes do Brasil. Quando você estiver aplicando para um emprego numa empresa Canadense, o seu currículo precisa estar formatado dentro dos moldes do mercado de trabalho aqui no Canadá. Não basta apenas traduzir seu currículo do português pro inglês.

Confira os episódios que já gravamos sobre o tema “TRABALHO NO CANADÁ”.

E por fim...

IMIGRAÇÃO

Ahhh!! O tão esperado tópico! Se você chegou nessa parte sem ler tudo que escrevi acima, você começou mal. Aviso Importante: o sucesso na Imigração é o resultado de um planejamento que inclui –  necessariamente – atenção total aos aspectos mencionados no texto acima.

 

É como fazer um bolo sem saber os ingredientes.

Bom vamos lá.

Eu vejo muita gente focada apenas nesse tema. Existe uma obsessão desnecessária sobre saber e debater as regras de imigração; principalmente se você está começando agora o seu Plano Canadá.

Deixa eu te explicar porque acho desnecessário:

Se você tiver curiosidade e quiser pesquisar, verá que nos últimos anos as regras de imigração tiveram alterações consideráveis. E sempre foi assim. Eu trabalho com isso há 10 anos e sei do que estou falando. As regras mudam sempre.

Como o plano Canadá é algo de médio/longo prazo, existe uma boa chance de que quando você for aplicar realmente para um processo de imigração, as regras vão estar diferentes.

Então por que se preocupar tanto com isso agora? Entendeu?

Não estou dizendo que você deve ignorar esse tópico. Estou te pedindo apenas que não se preocupe tanto com ele agora e não tente entender cada regra de imigração.

Vamos pegar como exemplo a categoria de imigração Federal, o Express Entry.

Apenas para aplicar online para o Express Entry, você vai precisar ter feito o teste do IELTS e sua validação do diploma Brasileiro. Só essa etapa deve levar uns bons meses (considerando que você já tem um bom nível de inglês).

Um outro exemplo…

Muita gente está optando por vir fazer uma faculdade no Canadá. Esse é um dos tópicos mais discutidos na comunidade privada que temos da Área VIP. Se este é o seu plano, não se preocupe com as regras agora, pois você tem que focar na faculdade e depois no trabalho.

E digo mais: estudar regras de imigração é um tema meio ‘chato’ e focar seu tempo nisso não vai te ajudar na motivação que você precisa ter durante seu planejamento.

Eu poderia estar aqui listando as mais de 50 formas de Imigrar para o Canadá, mas a minha função aqui é te ajudar da melhor forma possível.

Estou dando meus melhores conselhos, com os melhores resultados que obtive junto a um número incontável de pessoas que pude ajudar nos últimos anos.

É importante que saiba como se preparar e seguir a estratégia correta do seu Plano Canadá!

Você pode (e deve) conferir tudo o que já gravamos sobre o tema “IMIGRAÇÃO PARA O CANADÁ”.

Afinal, nunca é demais LEMBRAR: Imigrar para o Canadá é um projeto a longo prazo que vai exigir muita dedicação, pesquisa, comprometimento e foco da sua parte. O nosso objetivo é que você tenha acesso as informações que você precisa, mas você tem que fazer a “lição de casa” (rs).

 

Ok, terminei de ler esse Guia, e agora? Qual o próximo passo?

Leia novamente esse Guia 🙂 – não estou brincando, é sério!

Se você ainda não se inscreveu, faça seu cadastro grátis em nossa  lista de e-mail AQUI. Ainda tem muito conteúdo que queremos compartilhar com você.

Estando em minha lista você também será notificado(a) da próxima abertura de vagas da Área VIP.

Para conferir todos os nossos vídeos, acesse o nosso canal PREZIA.TV.

Não se esqueça de ver também todos os links extras que postei nessa página.

Boa Sorte e Sucesso no seu Plano Canadá!

Subscribe to get tips and tricks to level up your skills.