HOME Sobre Blog Produtos & Serviços Vídeos Contato Credenciais Podcast LOGIN

Profissões Regulamentadas

Cerca de 20 por cento dos canadenses trabalham em
profissões regulamentadas

1 – Como posso obter minhas qualificações reconhecidas no Canada?

Os procedimentos de avaliação e reconhecimento de qualificações adquiridas no Brasil vai depender se você deseja atuar profissionalmente ou continuar seus estudos na área. Se a sua profissão é regulamentada ou não regulamentada , será a província ou território do Canadá em que você pretende atuar que irá determinar quais são as leis e procedimentos a serem tomados para determinada área.

De uma forma geral, se a sua profissão é regulamentada, o reconhecimento e avaliação das qualificações serão determinados pelo órgão regulador da província onde você quer atuar, enquanto que para uma ocupação não-regulamentada, o reconhecimento/avaliação ficará a critério do empregador.


2 – Qual é a diferença entre profissões regulamentadas e não regulamentadas?

Uma ocupação “regulamentada” é aquela que é controlada por uma organização profissional ou entidade reguladora em cada província. O órgão regulador tem a autoridade para definir os requisitos, padrões de prática e avaliar a qualificação dos candidatos e suas credenciais.

Os procedimentos de validação podem variar de uma província para outra mas geralmente consistem em:

  • Testes e exames profissionais
  • Cursos / Certificações extras
  • Trabalhar por um certo período sob supervisão
  • Fluência no Inglês ou francês etc

Se você deseja trabalhar em uma profissão regulamentada e usar um título regulamentado, você deve ter um certificado ou ser registrado com o órgão regulador para a sua ocupação. Algumas profissões podem ser regulamentadas em certas províncias e não regulamentadas em outras.
Cerca de 20 por cento dos canadenses trabalham em profissões regulamentadas, como veterinário, eletricista, encanador, fisioterapeuta, médico, engenheiro, etc .

Profissões não-regulamentadas não possuem nenhuma exigência legal ou restrição sobre práticas, licenças, certificados ou registros. A maior parte das profissões no Canadá se enquadram nessa categoria. Para algumas profissões não regulamentadas, a certificação / registo com um corpo profissional está disponível para os candidatos, de forma voluntária e opcional.

Em geral, os candidatos para ocupações não-regulamentadas terão que demonstrar aos seus potenciais empregadores que eles possuem a experiência e formação necessária para executar o trabalho que a empresa está precisando.

3 – Se eu quiser trabalhar em uma profissão regulamentada, como faço para obter minhas qualificações avaliadas?

Cada ocupação regulamentada estabelece seus próprios requisitos para avaliação e reconhecimento e isso é geralmente feito através da associação provincial ou entidade reguladora. (Em alguns casos, há requisitos federais para o reconhecimento). A fim de se qualificar para a prática da profissão no Canadá, você terá que submeter-se a exames profissionais e de idioma, se submeter a uma revisão de suas qualificações, e/ou realizar um período de experiência de trabalho supervisionado por um outro profissional registrado na área.

Algumas dicas para você dar início em sua pesquisa:

  • Entre em contato com a associação profissional que rege a sua profissão no Brasil para descobrir se existem ligações com associações similares no Canadá.
  • Escreva para o órgão regulador no Canadá para se informar sobre os requisitos específicos e os custos para licenciamento, certificação, ou de registo, bem como o procedimento recomendado para uma avaliação. A entidade reguladora irá aconselhá-lo sobre a documentação necessária e as taxas para avaliação.
  • Você deve estar ciente de que o processo de reconhecimento é diferente em cada província e para cada profissão. Em alguns casos pode ser um processo caro e demorado, portanto se você pretende trabalhar em uma área regulamentada, comece sua pesquisa o quanto antes.

4 – Se eu quiser trabalhar em uma profissão não regulamentada, preciso ter minhas qualificações avaliadas?

Essa é uma opção sua e opcional uma vez que são profissões não regulamentadas, ou seja, não é necessário ter diplomas, certificações, licenças e registros para exercê-la no Canadá.

Para uma ocupação não-regulamentada , os requisitos para uma determinada vaga de emprego pode variar bastante. Existem empregadores que podem exigir um determinado nível de qualificação (ou treinamento) mas normalmente o que vai contar mesmo é a sua experiência e conhecimento na área. Como se trata de profissões não regulamentadas por lei, cabe ao empregador decidir se a suas qualificações que obteve fora do Canadá são equivalentes aos padrões canadenses e da empresa.

5 – Se eu estiver aplicando para imigração, posso ter minhas credenciais avaliadas antes de imigrar?

Embora os órgãos de regulamentação possam fornecer informações sobre o que é necessário para você exercer sua profissão no Canadá , a maioria deles não poderão avaliar as credenciais de estrangeiros antes de sua chegada no Canadá. As avaliações podem ser realizadas por meio de exames, cursos e entrevistas, o que significa que você já deve estar no Canadá . Em raras exceções, é praticamente impossível obter uma avaliação definitiva de credencial, certificação ou registro na ocupação antes da sua chegada no Canadá.

Portanto se você está imigrando, tenha em mente que só poderá validar suas credenciais após sua chegada no Canada.

Lembre-se de que mesmo se você imigrar e obter o visto de residente permanente para o Canadá, não significa que você poderá atuar em uma profissão regulamentada antes de obter as devidas licenças e certificados.

6 – A universidade onde me formei no Brasil é reconhecida no Canadá?

O reconhecimento das universidades é responsabilidade das autoridades educacionais no Brasil, portanto verifique com a instituição de ensino onde você se formou quais são os reconhecimentos dela.

Os orgãos reguladores no Canadá vão fazer uma busca em sistemas próprios para obter mais informações sobre a universidade em que você se graduou e saber se são reconhecidas e qualquer outro detalhe relevante.

Mesmo que a universidade onde você se formou seja reconhecida no Canadá, isso não significa que você estará automaticamente credenciado ou licenciado para a mesma profissão no Canadá. Outros fatores, como a legislação nacional / provincial e requisitos específicos são considerados na avaliação para licenciamento de profissões.

7- Se eu quiser continuar meus estudos em uma área regulamentada, como faço a validação do que já fiz no Brasil para o Canadá?

Vamos supor que você seja um engenheiro (formado no Brasil) e deseja fazer uma especialização ou pós aqui no Canadá na mesma área.

O que irá definir se suas credenciais são suficientes para ingressar em estudos nesta área aqui no Canadá será a instituição de ensino na qual pretender estudar. Portanto se você tem a intenção de continuar a educação que obteve no Brasil aqui no Canadá a única solução é entrar em contato com os colleges e universidades que pretende estudar para que eles possam fazer uma avaliação de suas credenciais para efeitos de admissão na instituição.

 

 

 

AVISO IMPORTANTE: o conteúdo de Imigração deste site é unicamente informativo e não tem de forma alguma a função de substituir a orientação de um advogado ou profissional qualificado que ofereça serviço de consultoria para Imigração. Caso deseje saber qual o processo que melhor se enquadra em seu perfil, recomendamos procurar por informações no site oficial de Imigração para o Canadá (www.canada.ca) e / ou contratar os serviços de um profissional - advogado (a) / agente de imigração - que atenda às normas prescritas pelo IRCC.

Close

50% Complete

Two Step

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.